As Abelhas hibernam no Inverno?
A resposta é não!
Sabia que as Abelhas são dos poucos insectos que vivendo em comunidade, se mantêm activos nos meses de Inverno? A estratégia é tão simples como prodigiosa!
A Natureza é diversa em mecanismos de protecção face às baixas temperaturas de Inverno. Os insectos, protegem-se passando os meses de frio nas suas fases de ovo, larvar ou de pupas, ou mesmo pela hibernação dos indivíduos adultos (casos das vespas) reservando-se em esconderijos e abrigos. Existem outras espécies que optam por migrar [1].
Colónias reduzidas à população de Inverno
As Abelhas, no rigor dos meses de Inverno, adquirem outra estratégia: reduzem a sua actividade e as "poucas" que permanecem na colmeia têm como principal missão, a manutenção da temperatura da Rainha. Por outras palavras, a Rainha reduz a postura de ovos face à quase inexistência de pólens e néctares disponíveis, reduzindo assim drasticamente a sua população.
Quando a temperatura exterior desce dos 14ºC, a população disponível aglutina-se em redor da Rainha ("cluster de inverno") mantendo-a com uma temperatura a rondar os 34,5ºC-36,7ºC [2]. Quanto mais baixa a temperatura, mais aglutinado fica o cluster. A colónia alimenta-se do pólen e mel armazenados na colmeia durante os restantes meses do ano. Durante este período de tempo e nos momentos sem chuva, as Abelhas poder-se-ão aventurar a curtos vôos para a sua actividade de eliminação corporal.
É função do apicultor nos meses das chuvas, garantir que as colónias estão devidamente providas de alimento e disponibilizá-lo sempre que necessário minimizando a mortalidade por falta de comida.
Colónia reduzida ao Cluster e quadro de reservas de Mel e Pólen
Claro que as colónias se comportam de diferentes formas conforme a sua localização geográfica, disponibilidade de alimento e condições climatéricas. Por exemplo, na nossa região (com predominância da floração de eucalipto de Outubro a Março) e perante um Inverno soalheiro, as colónias têm mantido intensa actividade. As colmeias encontram-se por isso densamente povoadas, garantindo uma maior facilidade no controlo da temperatura no seu interior. Esta actividade de Inverno poderá mesmo ser comparada àquela a que assistimos na Primavera possibilitando inclusivamente alguns desdobramentos.
Forte actividade estimulada pela floração do Eucalipto
As Abelhas sempre souberam lidar com as temperaturas baixas de Inverno.
Estando a sua sobrevivência em risco, este não será por certo o motivo das nossas preocupações!