Urze (Calluna vulgaris)
A Urze ou Érica é um dos arbustos anões que podemos encontrar nos nossos apiários. Científicamente denominado por Calluna vulgaris, nectarífera por natureza, a Urze forma um arbusto que pode chegar a 2m de altura, de forma muito ramificada desde as raízes até às ramagens. Permanece verde todo o ano, contudo pode apresentar tonalidades vermelhas, castanhas ou amarelas.
Local & Solo
Escolha locais de exposição solar com boa drenagem mas simultaneamente alguma humidade. Matéria orgânica a acidez são preferenciais. Evite solos demasiado secos e expostos ao vento.
Forma de Propagação
Semeie após a floração deixando as sementes na superfície mantendo alguma humidade. Mude as plantas para vasos quando atingiram tamanho suficiente para ser manuseadas. Finalmente mude-as para local definitivo quando tiverem 5 a 8cm.
Por estaquia, escolha cortes semi-lenhosos de cerca de 3cm a partir da base da planta. Remova as folhas da base e não danifique a casca. Deverão enraizar em poucas semanas. Mude as novas plantas para local definitivo após a Primavera.
Espaçamento
30cm entre plantas
Poda
A manutenção é escassa. Limpe somente flores e ramos secos após floração.
Floração
As flores de cor rosada ou lilás, por vezes rosa escuro e raramente brancas, apresentam-se em cachos alongados. A floração ocorre nos meses de Outono e Inverno.
Os mantos rosáceos constituem-se autênticos pastos para os mais diversos polarizadores onde se incluem as nossas Abelhas. Bastarão escassos minutos para constatar a assinalável diversidade de insectos que visitam estas flores. A sua presença é transversal a todos os nossos apiários do Oeste pelo que o seu contributo nos nossos méis é incontornável.
Colheita
NA
Propriedades Medicinais & Condimentares*
Rica em flavonóides, tem acção anti-inflamatória, calmante e anti-alérgica. Regeneradora da pele e cabelo. Foi igualmente descrito o seu efeito protector contra os raios UVB.
Usa-se em tisanas de 1 colher de sopa de flores para 2 chávenas de água.
Classificação científica
Nome científico: Calluna vulgaris
Género: Calluna
Família: Ericaceae
Ordem: Ericales
Classe: Magnoliopsida
Divisão: Magnoliophyta
Reino: Plantæ
*Disclaimer
A Quinta das Ginjas não se responsabiliza por eventuais efeitos colaterais pelo uso da planta. Deve sempre consultar um profissional antes de utilizar a planta para fins medicinais!
Comments