Como plantar Manukas?
Conhecida por Manuka, a Leptospermum scoparium, é nativa da Austrália e Nova Zelândia. Trata-se de um arbusto resistente e de crescimento compacto cuja altura poderá atingir 2 a 4 metros.
De folhagem pequena verde e púrpura, esta perene semi-herbácea tem floração branca, rosa (mais raras) ou vermelha. As flores são formadas por 5 pétalas e centro escuro, dispondo-se ao longo de todo o ramo.
Muito utilizada para formar bordaduras, em maciços ou isoladas.
Local & Solo
Desenvolve-se melhor em climas temperados a frios. O seu plantio deverá ser feito em terreno bem drenado e rico em matéria orgânica. No primeiro ano e até a planta estar bem estabelecida, regar regularmente mas sem encharcar.
Considere um local de sol pleno ou pouca sombra.
Forma de Propagação
A sua multiplicação pode ser por sementes mas preferencialmente por estaquia. Neste caso, escolha ramos semi-lenhosos com 3 ou 4 nós. Retire folhas, botões de flor e flores de forma a canalizar toda a energias da planta para o seu enraizamento. Utilize vaso com 10-15cm de profundidade.
Espaçamento
3m entrelinhas e 3m entre plantas.
Poda
A poda deverá ser feita após a floração como forma de estimular o seu crescimento.
Floração
De Abril a Julho (Primavera e Verão).
Colheita
N/A
Propriedades Medicinais & Condimentares*
N/A
Classificação científica
Espécie: Leptospermum scoparium
Género: Leptospermum
Família: Myrtaceae
Ordem: Myrtales
Classe: Magnoliopsida
Divisão: Magnoliophyta
Reino: Plantae
*Disclaimer
A Quinta das Ginjas não se responsabiliza por eventuais efeitos colaterais pelo uso da planta. Deve sempre consultar um profissional antes de utilizar a planta para fins medicinais!